sexta-feira, 30 de maio de 2014

Leitura dramática do Bando foi destaque no Abriu de Leituras

Os caminhos em busca da afirmação e ascensão social do negro, as estratégias e seus conflitos foram tema de debate entre público e atores do Bando de Teatro Olodum, em mais uma leitura dramática do projeto Abriu de Leituras. O evento acontece no Espaço Cultural da Barroquinha e tem entrada gratuita.
O panorama foi traçado a partir do texto de autoria de Romeu Crusoé, "Castigo de Oxalá”– obra que
Jorge Washington e Cássia Vale
Ceu Dantas, Merre Batista, Sergio Laurentino, Jorge Washington, Cássia Vale, Valdineia Sóriano e Ednaldo Muniz


Jorge Washington, Carina Dias e Váldineia Sóriano

Angelo Flavio, Luciana Souza e Sergio Laurentino
compõe a antologia “Dramas para negros e prólogo para brancos”, organizada por Abdias Nascimento em 1961.
“Pegar um texto como esse e transformar em algo capaz de provocar discussões no século 21 foi uma experiência enriquecedora. Foi forte e emocionante ver o interesse de público que compareceu mesmo com a greve de ônibus. Aliás, esse projeto tem ocorrido com a configuração de um fórum de performance negra. Com a força e o vigor de discussões necessárias que têm contribuído com o estímulo de pensar o nosso papel”, disse a socióloga Vilma Reis.
Em mais uma abordagem do indivíduo negro e sua vida social e cultural, sua família e comunidade, o Bando narrou a história de um homem negro que nutre o sonho de ascender socialmente e despreza sua aparência, suas raízes culturais, além da sua relação com a religiosidade.
“O debate foi muito produtivo e teve início ainda nos nossos ensaios, pois o texto tem vários estereótipos que a gente precisou reformular e trazer para a nosso jeito fazer uma arte instigante e voltada para valorização da cultura negra”, disse o ator Jorge Washington que participou da atuação com os atores Cássia Valle, Cell Dantas, Ednaldo Muniz,  Merry Batista, Sérgio Laurentino e Valdinéia Soriano. A direção foi de Luciana Souza.
“Foi importante voltar ao Bando em outra função. Exercer e discutir nossa capacidade de estar nos lugares e a necessidade de se posicionar é sempre válido. Foram constantes as inquietações por conta da preocupação de ser fiel ao nosso perfil de arte militante”, disse Luciana que fez parte da primeira formação do Bando onde permaneceu de forma ininterrupta por sete anos, tendo voltado diversas vezes como atriz convidada em vários projetos.
A programação do projeto Abriu de Leituras segue até a próxima segunda-feira. O evento celebra o centenário de Abdias do Nascimento e os 10 anos da Cia Teatral Abdias Nascimento (CAN) fundada pelo ator, diretor e dramaturgo Ângelo Flávio. O Encerramento Abriu de Leituras será com o músico Tiganá, na segunda-feira, que apresenta o show 'A Invenção da Cor', às 19h, que tem o patrocínio da Petrobras.
PROGRAMAÇÃO
*Sexta-feira (30.05.2014)
18h30- Música de Cabeceira, participação: Mauricio Lourenço, Ângelo Santiago e Paco Gomes
19h: Leitura dramática “Sortilégio II” com direção e atuação da Cia Teatral Abdias Nascimento, coordenada por Ângelo Flávio e participação especial doator e instrumentista, Bida Nascimento (Abdias Nascimento Filho)
*Sábado (31.05.2014)
18h30- Música de Cabeceira, participação: Mariella Santiago
19h: Leitura dramática “Anjo Negro” com direção e atuação do Grupo NATA, companhia coordenada por Fernanda Júlia.
*Domingo (1º.06.2014)
18h30- Música de Cabeceira, participação: O Kontra
17h: Leitura dramática “Auto da Noiva”, com direção do gaúcho Jessé Oliveira (Grupo Caixa Preta) e atores selecionados
*Segunda-feira (02.06.2014)

19h: Show de encerramento: Tiganá Santana no Concerto A Invenção da Cor

Fotos: Leo Ornelas

Nenhum comentário: