quinta-feira, 6 de junho de 2013

Após suspensão de editais negros do Minc, Fórum Nacional de Performance Negra prepara manifesto

Após a ação do Juiz José Carlos do Vale Madeira, da 5ª Vara da Seção Judiciária do Maranhão que levou a suspensão dos editais do Ministério da Cultura direcionados aos artistas e produtores negros, o Fórum Nacional de Performance Negra realizará uma reunião, na qual convoca artistas, estudantes, produtores, pesquisadores e militantes para a criação conjunta de um Manifesto em defesa do Artigo 1° do Estatuto da Igualdade Racial que trata sobre as ações afirmativas.
A ação ocorrerá no dia 07/06/2013 às 18h30, na Biblioteca Pública do Estado da Bahia. A reunião contará com a participação do presidente da Fundação Cultural Palmares, Hilton Cobra.
Suspensão - Os editais de incentivo à cultura negra lançados pelo Ministério da Cultura (MinC) em novembro de 2012 foram suspenso pela Justiça Federal. A alegação é de que “eles representam uma prática racista”. Com um valor total de R$ 9 milhões, os editais foram, até agora, a principal novidade da gestão de Marta Suplicy à frente da pasta, que assumiu há cerca de nove meses prometendo políticas de inclusão.
Em sua página oficial na internet, a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (SEPPIR-PR) comunicou a decisão do Juiz Federal José Carlos do Vale Madeira, do Tribunal Regional Federal - 1ª Região/TRF, publicada em 21 de maio de 2013, que “determina a imediata sustação de todo e qualquer ato de execução dos Concursos que estejam relacionados aos Editais impugnados pela presente ação popular (= Edital n. 03, de 19 de novembro de 2012, do Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual; Edital Prêmio FUNARTE de Arte Negra; Edital de Apoio à Coedição de Livros de Autores Negros; e Edital de Apoio à Pesquisadores Negros)”.
O juiz escreveu que o MinC “não poderia excluir sumariamente as demais etnias” e que os editais “destinados exclusivamente aos negros abrem um acintoso e perigoso espectro de desigualdade racial”.
Os editais suspensos foram: Apoio para Curta-Metragem — Curta Afirmativo: Protagonismo da Juventude Negra na Produção Audiovisual; Prêmio Funarte de Arte Negra; Apoio de Coedição de Livros de Autores Negros; e Apoio a Pesquisadores Negros. O primeiro é de gestão da Secretaria do Audiovisual (SAv) do MinC, o segundo, da Funarte, e os dois últimos, da Fundação Biblioteca Nacional.



Nenhum comentário: